O que faz uma pessoa pensar em fazer uma sopa gelada, cuja base é beterraba, cebola e músculo? É uma sopa gelada que pode ser quente, quando se torna então mais fácil de digerir.
Borcht ( escreve-se em russo e ucraniano com um monte de outras consoantes, provavelmente para espantar os lobisomens que têm medo de alho e de palavras impronunciáveis ), para mim, é carne, beterraba e creme azedo, o resto é complemento.
Mas não sabia se queria borcht mesmo, como na foto, ou uma carne lessa toscana, um músculo que serve de base a um cozido de legumes e carne, que tem como subproduto uma carne que vai à mesa fria, desfiada e devidamente regada com azeite de oliva.
Mas não sabia se queria um dos dois, porque tinha ganas de comer giló e tomate grelhados, cortados em fatias grossas, para acompanhar a carne.
Então fiz uma salada de catalunha, descartando tudo que estivesse além de cinco dedos do topo da folha, com azeitonas pretas, temperados com um molho de alho, raíz forte e azeite.
Antes o tal borcht gelado, feito com coalhada, cebolas, acém e beterraba, tudo regado com vinho branco. Bem gelado o que permitiu descartar o excesso da gordura da carne.
E depois a tal carne desfiada com o tomate e o giló.
E depois um café com um docinho de pistache da Pain Cotidien para arrematar.