Apertem os cintos, o clima está jogando o preço dos Cote-du-Beaune para cima

Depois da geada, desolação dos viticultores na “côte de Beaune”

PommardExtraido e livremente traduzido do Le Monde.fr avec AFP | 29.06.2014 à 13h24 • Mis à jour le 29.06.2014 à 13h27 – 

Pommard cidadeSantenay, meursault, volnay, pommard… Os produtores da importante região de Beaune, na Bourgogne, foram atacados por uma tempestade de granizo, no dia 28 de junho, que mais parecia rajadas de metralhadora vindas do céu. No dia seguinte, os viticultores estavam apavorados com as consequências, mesmo que o « pior »  tenha sido evitado, graças aos geradores ante-geada.

« DÉSOLATION » ET « DÉSESPOIR »

Em suas vinhas em Pommard, na Côte-d’Or, Jean-Louis Moissenet descreveu uma desoladora situação: « As uvas caíram no chão, a folhagem estava toda picada, e os troncos bastante avariados. » As perdas vão de 50 % et 90 %, estimou « É ainda mais grave que a do ano retrasado », lamentou o produtor. O levantamento exato das perdas durará alguns dias, ao tempo que as plantas sequem e que tudo esteja mais claramente visível.

O mesmo desespero apresentou Anne Parent, outra viticultora de Pommard. « As pedras de granizo foram menores variando do tamanho de uma ervilha ao de uma noz , mas foram em muito maior quantidade : parecia uma metralhadora. »«Depois da tempestade, que durou em torno de 3 minutos, as folhas das vinhas estavam totalmente cobertas», arrematou.

Para Pommard, « todos os premiers crus foram danificados e as appellations “village” estão em situação precária», precisou, temendo « conseqüências para além de 2014».

Conseqüências econômicas 

A tempestade joga por terra as previsões otimistas de produção deste ano, que se anunciava como o retorno da normalidade, depois de uma primavera agradável e um junho quente, nas palavras de Mme Parent. Para M. Moissenet, « trata-se de uma catástrofe : tudo indicava uma ótima colheita, que caiu por terra».

Evidentemente, os preços dos vinhos da região vão subir, alterando inclusive os preços das regiões vizinhas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s