Livros e vinho – uma degustação sem fim

Vinho para ler

21 Jan 2015 por Breno Raigorodsky em Comida e Bebida

Acabo de entrar no Amazon.com e à pesquisa de livros cujo título tem a palavra “vinho” encontrei nada mais, nada menos do que 21.355 resultados, o que dá impressão de que tudo que se tinha a dizer sobre vinho já está escrito e documentado!

  • Tem livro traduzido de várias línguas, tem livro sobre tudo a começar pela história do vinho desde a antiguidade, a história de todos os vinhos, assim como a história de vinhos muito famosos como os franceses de Bordeaux ou os italianos da Toscana.
  • Tem livro sobre a saúde e vinho, sobre a guerra e o vinho, sobre como bebê-lo, em que circunstâncias, comendo o que, comendo acompanhado de quem.
  • Tem livro ensinando a beber, escrito por vários autores, com formações diferentes.
  • Tem livros de capa dura, tipo cofee book table, livros de bolso, livros de tamanho e preços diferentes.
  • Tem livro sobre vinho para beber no calor, no frio, vinho para beber no happy hour ou na ceia. Livros sobre uma uva específica, um terroir, uma vinícola.
  • Tem manual para fazer vinho, tem aulas de enologia, tem livro sobre as alternativas metodológicas de produzir o vinho no campo e na indústria, como livros sobre vinho biodinâmico, biológico, kasher e outros produtos de procedimentos específicos, livros sobre como fazer um cocktail com vinho.
  • Tem vários guias de todos os vinhos de todos os países, como guias do vinho italiano, francês e de cada país produtor, assim como guias dos melhores vinhos que se encontra em cada país importador, incluindo o Brasil. Guias escritos por editores de revistas ou grandes degustadores conhecidos como Jancis Robinson, Robert Parker, José Peñin e assim por diante.
  • Eu mesmo participo enquanto autor de uma série muito bonita, a das Vinícolas de Charme, publicada pela editora Inbook. No livro “Vinícolas de Charme Itália” apresento um tour bem ilustrado por fotos e informações sobre as mais interessantes vinícolas da Bota, presentes no mercado brasileiro.
  • Numa pesquisa como esta aparecem também romances cujo o titulo tem vinho, como é o caso do livro de bolso “Dark Wine & Dark Blood (The two vampires [adults version])” ou “Kisses sweeter than wine (taste of seduction)”.
  • Destaco os da dupla dinâmica inglesa, Hugh Johnson e Jancis Robinson que praticamente descobriram este veio literário do vinho e se mantêm na estrada, produzindo muitos títulos, sempre com muita parcimônia, inteligência e ética. Dois livros são imperdíveis – A História do Vinho do Hugh (traduzido para o português pela CMS) e o Atlas do Vinho da Jancis Robinson (traduzido para o português pela Nova Fronteira).
  • Destaco os livros do Enrico Bernardo, um sommelier italiano que fez história ganhando duas vezes o título do melhor sommelier do mundo. Destaco igualmente o livro de Emile Peynaud, o enólogo que revolucionou o vinho moderno, “O Gosto do Vinho”, traduzido do francês pela editora Martins Fontes.

E para quem gosta de aventura e história, nada mais gostoso de ler e nada mais esclarecedor do que “O Vinho Mais Caro da História: Fraude e mistério no mundo dos milionários” de Benjamim Wallace, contando como e quando o vinho ganhou toda esta importância no marketing e tornou-se uma aspiração moderna de consumo.

Finalmente, para quem quer um texto mais contestador, a leitura merece recair sobre o americano Jonathan Nossiter, “Gosto e Poder – Vinho, Cinema e a busca do prazer” publicado pela Companhia das Letras, famoso por conta do seu polêmico filme “Mondovino”, documentário que pretendeu desvendar o submundo do vinho atual, tornando-se um clássico. Ou seja, quando beber leia, para beber melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.